Eu acredito que os números não dizem tudo – um colaborador mais feliz vai sempre ser um valor acrescentado

O que é felicidade para si?

É ter todos os que me rodeiam felizes 😊, esse é o meu barómetro de felicidade.

O que faz para ser mais feliz na sua vida e carreira?

Gosto de criar á minha volta um “mood” positivo, genuíno e aberto! Acredito que assim quem me rodeia será feliz – gosto de ser a energia condutora para a felicidade colectiva.

Assumindo que é importante para uma empresa ter colaboradores felizes, o que é que (a Adidas) faz, em termos práticos, em prol da felicidade dos seus colaboradores?

A adidas tem uma cultura muito positiva, aberta e com a convicção intrínseca que “através do desporto temos o poder de mudar vidas”.

No adidas Global Business Services no Porto acreditamos no “genuine care” e no profissionalismo. Sermos mais e melhores como pessoas e profissionais contribui para felicidade de todos.

Temos imensas actividades que poderia aqui enumerar, mas o sorriso diário, o dizer bom dia, o segurar a porta para um colega, faz a diferença para tornar uma cultura positiva numa cultura de felicidade. Tendo isto em mente todas as atividades que façamos (ex: sport hours, huddles...) refletem esta aura positiva 😊

Fala-se muito sobre a necessidade das empresas criarem as condições para que os seus colaboradores se possam sentir felizes. Mas no seu entender, de quem é a responsabilidade pela felicidade corporativa – da empresa ou dos colaboradores?

Como não há empresas sem colaboradores e colaboradores sem empresas acho que é uma responsabilidade conjunta! Dificilmente teremos condições para os colaboradores serem felizes se não tivermos em mente que a felicidade traz eficiência, resultados qualitativos superiores e um esforço extra pelos objectivos conjuntos – mas terá de ser um foco comum entre empresa e colaboradores . Aliás mais que o objectivo deve ser um valor pelo qual todos se devem reger.

Surgiram entretanto novas funções adoptadas por algumas empresas – o Chief happiness Manager (CHO) e o Happiness Manager (HM) - será mesmo necessário existir a tempo inteiro um CHO ou HM e porquê?

Se as funções existem mostram uma necessidade das empresas e na minha opinião dão um valor acrescentado. O importante, haja ou não, essas funções é a liderança das empresas entenderem o quão fulcral é haver este “mindset”, valores e acções para fomentar a felicidade dos colaboradores. “Do more of what makes you Happy” é claramente um “motto” imprescindivel nos dias de hoje a nivel profissional e pessoal!

Qual o papel dos líderes na felicidade corporativa e o que devem fazer para remover ou evitar os obstáculos à felicidade corporativa?

Não tenho dúvidas que tem de ser exemplos de “genuine care”, liderança positiva e confiança - só assim se conseguirá remover os obstáculos que todos temos de ser mais e melhores para os outros – acredito que muitos (aliás a maioria) líderes querem muito que os seus colaboradores sejam felizes, por vezes falta a confiança de dar passos fora da caixa ou terem tido role models desses comportamentos.

 Verifica mesmo, na prática, uma relação entre a felicidade dos colaboradores, a sua produtividade e a performance financeira das empresas?

Como centro de serviço partilhado, faz parte do nosso ADN medir todas as nossas tarefas do ponto de vista de qualidade e eficiência.

Fazemos sempre essa correlação com os nossos inquéritos de satisfação (eNPS). Ou seja a satisfação dos colaboradores com as políticas da empresa e o comportanento de todos os seus líderes está intrinsicamente ligado com melhores resultados.

Para além desta parte mais empírica eu acredito que os números não dizem tudo – um colaborador mais feliz vai sempre ser um valor acrescentado até como “promoter” da empresa 😊

Qual o foi o momento da sua carreira em que se sentiu mais feliz?

Quando conquistámos um projecto, como equipa, que seria a 1ª pedra para o que somos hoje aqui no Porto.

A concretização de um objectivo que seria diferenciador, enriquecedor e nos iria catapultar para um nível de “competição” acima da média, deixaram-me feliz ao ponto de me emocionar!

Anterior
Anterior

A Felicidade é lucrativa

Próximo
Próximo

Acreditamos que o foco deve ser a pessoa e não o processo e que isso faz toda a diferença