Dar espaço para que os colaboradores possam crescer e fazerem alguns erros, que são um dos grandes professores
O que é felicidade para si?
A felicidade é algo muito pessoal e íntimo de cada ser humano, de forma sintetizada, a felicidade para mim, é uma escolha, uma escolha consciente de como quero viver a vida.
O estado emocional associado não é possível manter durante todo o tempo ao longo do dia e ao longo da vida, há sempre momentos no dia e ao longo da vida que condicionam este estado de espírito, e isso é compreensível, todos estamos sujeitos a infortúnios.
Na vida temos a opção de escolha em sermos felizes independentemente do que acontece, pois se não conseguimos controlar tudo o que acontece, temos sempre a possibilidade de escolher como lidar, como responder a esses eventos, após a reação inicial que nos coloca num estado emocional sem felicidade, podemos sempre dizer, aconteceu, e agora como vou reagir? Vou mante-me neste estado, ou vou dar graças por todas as bênçãos e dadivas que tenho? Estou focado apenas neste episódio ou valorizo tudo o resto que tenho e se calhar dou como um dado adquirido?
O que faz para ser mais feliz na sua vida e carreira?
Ter um propósito de vida, fazer o que me realiza e encher o coração de gratidão!Fazer um planeamento da vida, com metas e objetivos!Tempo de qualidade com a família, praticar desporto, ler, cozinhar, viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes!
Assumindo que é importante para uma empresa ter colaboradores felizes, o que é que a Samsys faz, em termos práticos, em prol da felicidade dos seus colaboradores?
Sendo a felicidade algo bastante intrínseco, o que Samsys faz é criar o maior número de condições para que os nossos colabores se sintam realizados, valorizados, envolvidos na definição do rumo da empresa.
Na prática estamos a falar de dar espaço para que os colaboradores possam crescer, seja com formação, seja com um processo natural de ganharem experiência e por fazerem alguns erros que são um dos grandes professores, os tornem melhores seres humanos.
Valorizados, por tratar cada um com o respeito, atenção e preocupação genuína que merecem.
Envolvidos, por lhes dar a possibilidade de partilharem ideias, sugestões e depois incorporar no plano da empresa.
Criar momentos de celebração, momentos de partilha com componentes lúdicas!
Fala-se muito sobre a necessidade das empresas criarem as condições para que os seus colaboradores se possam sentir felizes. Mas no seu entender, de quem é a responsabilidade pela felicidade corporativa – da empresa ou dos colaboradores?
A responsabilidade é mútua, não há como uma empresa possa ajudar um colaborador a ser feliz se o próprio não quiser ser feliz, da mesma forma se a empresa não se preocupar em proporcionar condições potenciadoras de felicidade aos colaboradores, vai ser um desafio.
Surgiram entretanto novas funções adoptadas por algumas empresas – o Chief happiness Manager (CHO) e o Happiness Manager (HM) - será mesmo necessário existir a tempo inteiro um CHO ou HM e porquê?
Dependendo da dimensão da equipa, pode ser interessante ter alguém que leve a bandeira na mão nas iniciativas que potenciam a felicidade, na nossa visão, somos todos responsáveis, e quando a maioria ou toda a equipa assume esse foco, então vamos ter uma equipa verdadeiramente feliz!
Qual o papel dos líderes na felicidade corporativa e o que devem fazer para remover ou evitar os obstáculos à felicidade corporativa?
O papel dos líderes é fundamental, é o pilar se assim se pode dizer, porque eles são os detentores da chave de cultura da empresa, e para termos uma equipa feliz essa intenção tem de ser manifestada primariamente pela liderança e depois replicada por todos.
Verifica mesmo, na prática, uma relação entre a felicidade dos colaboradores, a sua produtividade e a performance financeira das empresas?
Isto é uma equação de dois sentidos, colaboradores felizes são mais produtivos, da mesma forma que colaboradores produtivos se sentem mais felizes e realizados!
Qual o foi o momento da sua carreira em que se sentiu mais feliz?
São vários, mesmo muitos dias felizes, diferentes e cada um deles representa quase sempre marcos históricos, metas ultrapassadas, desafios superados, obstáculos vencidos, vitórias conquistadas! Tenho dificuldade em escolher qual o mais feliz! Talvez a celebração dos 20 anos, talvez a festa de inauguração do espaço mais recente da Samsys!